lunes, 14 de marzo de 2011

Foi por vergonha

Então, acabei de encontrar e quis colocar aqui.
Uma vez em uma galáxia muito muito distante, eu trabalhei numa empresa, num trabalho super bacana, mas o coleguismo era fodão. Enfin, a história é longa, mas eu tinha feito uma carta pra empresa, porque depois que renunciei disseram que o fiz por vergonha,  não me deixaram enviar.... pelo menos posso compartir.


Agora que já quitamos as dividas, fiquei com algo pendente para entregar que foi o último e-mail. Como todas as vezes que me foi solicitado algo de qualquer parte,  eu atendi, esta nao será diferente.
Você acha mesmo que tenho vergonha de entrar a paginas de internet todas as vezes que queira buscar informaçāo, enviar mensagem, traduzir palavras; ver ofertas de trabalho  ou buscar um dicionario on-line?
Você acha mesmo que poderia ver 70 paginas de internet em um só dia?
Se você realmente acha isso, diria que você é quem deve se informatizar. Abrir a cabeça, buscar entender o mundo tecnológico e colocar a cargo disso alguém, capaz, principalmente quando tiver que pedir um informe ler acerca do que lhe foi dado e checar se sāo realmente paginas de internet visitadas ou sāo cookies, arquivos temporais, banners ou pop-ups que se abrem sempre que busque informaçāo em google ou qualquer outra pagina que os permita. E se você nao sabe o que sāo todas estas coisas que te disse, coloca no google e em menos de 1 minuto vc poderá obter un minímo de informaçāo. E http://www.msn.com/ também é um buscador!!!
Nāo viva  alienado, nāo viva em  um mundo aparte onde nāo consiga enchergar os que trabalham a seu “mando” se estāo bem se o trabalho é sano, se estāo de acordo com as politicas nāo da empresa mais sim da chefia.
O mundo está em crise, há uma falta de trabalho alarmante neste país, e por pior que sejam seus postos, o $ está para aqueles que dizem sim senhor e sim senhora. Para mim existem coisas que valem mais.

Sabe o que me dá vergonha?
Chegar para uma entrevista de trabalho e que o dono da empresa onde vou trabalhar diga que está cansado de sua empresa e que quer demitir funcionários, é mole? Você pára nesse momento e pensa né... ele só pode ta brincando... nāo, ele nāo esta brincando, porque até quando brinca o sujeito tem que se cuidar; me dá vergonha estar em minha terceira semana no novo trabalho e que o dono  deste entre e diga que a empresa “está como está” porque só tem gente “pelotuda” trabalhando com ele; me dá vergonha trabalhar em um lugar onde o clima entre as poucas pessoas que existem é tenso, cheio de intriguinhas, fofoquinhas e panelinhas, ah, mas isso se dá por causa da divisāo e delegaçāo de poder, quando o sujeito ou a fulana adota para seu lado uma pessoa que nao conta com sistema sensorial central, você pode esperar qualquer coisa, mas todos nos levantamos para aplaudir o curso de teatro, dá um tremelique, um desmaio, uma crise de choro e pronto! Tudo resolvido;
Me dá vergonha saber e ver que as pessoas que estāo à frente sāo perseguidas e pensam que todos por detrás delas lhe estāo traindo; me dá vergonha que me peçam para chamar a ex funcionarios para pedir uma calculadora e uma pasta de cartoes de volta e que nāo se levem nada da empresa; me dá vergonha ver as pessoas sendo humilhadas e mal tratadas e tendo que baixar a cabeça porque têm uma familia para sustentar; me dá vergonha ajudar a formular textos para um projeto pessoal do meu chefe, que outra pessoa se leve os méritos porque mentiu, ficar para fazer isso até as 20:00 da noite e no final nem obrigado receber.
Me dá vergonha escutar que se tem que revisar as mochilas quando se vāo da empresa porque os copos da cozinha estāo desaparecendo; me dá vergonha saber que as pessoas que sairam da empresa se foram com recordaçoes infelizes tendo até que acudir a justiça; me dá vergonha que sejam contadas as horas que vc entra e que se sair às seis da tarde é porque nāo fez nada durante o dia; me dá vergonha ver que tanta ostentaçāo e tanta copiosidade nao serve de nada porque se fazem as coisas no grito; me dá vergonha ver que tudo que se diz num dia muda no outro; me dá vergonha ver que as pessoas que se eligem para compartir o poder nao tem a sabedoria para fazê-lo; me dá vergonha que me peçam implorem e enfatizem a importancia de cobrar os clientes e que no recibo de salario figure um aumento por sindicato que nao foi dado e que ao perguntar as razoes pela qual os funcionários nao receberam o mesmo, a resposta nao me é dada, me enrolam com que depois me respondem e até hoje nao obtive uma resposta, na verdade obtive, mas nao de quem deveria dar e nem da maneira mais honesta que possa ser dada; me dá vergonha quando aquele que administra a cabeça faz de todos suas peças de xadrez e ludibria com mentiras com gritos, na base da força como o bom caboclo de antigamente conseguindo assim funcionários submisos e medrosos.
 Me dá vergonha que um superior meu, pense que sentir respeito é o mesmo que sentir medo; que ao invés de afrontar seus funcionarios e chamá-los quando existe um problema faz cara feia para eles, trata com indiferença fazendo assim do dia de trabalho do mesmo um verdadeiro inferno, que se acha a adulta, mas com atitudes como esta nao deixa bem em claro;
Me dá vergonha que meu chefe me aponte na cara gritando e dizendo que nāo faça caras, ou seja que além de tudo você também deve permanecer com uma cara padrāo; Me envergonha saber que desconfia até de suas pessoas de confiança que se preocupa se as mesmas  têm contacto com os que já se foram da empresa ou nāo.
Me dá vergonha ver e-mails sem o minímo de ética direcionado a vários com o nome de um funcionario em alto, con a tipica e unica frase que a mesma sempre usa quando pensa que desta forma fará com que respondam de maneira submisa e somente o que se encontrou através desta completa falta de tacto foi a retirada daqueles que nāo pensam em ser escravizados sob nenhuma forma.
Me dá vergonha ver as coisas feitas por debaixo dos panos; me dá vergonha trabalhar com companheiros de trabalho que sāo espias; me dá vergonha ver gente ganhando respeito através da pena, da compaixāo de doenças que sāo tāo somente da alma; me dá vergonha entrar numa empresa e  nao encontrar uma estrutura organizada para receber novos funcionários, ser jogada ao trabalho, tentar fazê-lo e nunca jamais ser chamada para uma devoluçāo positiva ou negativa, trabalhar com ferramentas defasadas que falhem e neste momento tentar trabalhar com outras alternativas (exemplo em uma maquina planilha e na outra outlook) e que minha superiora diga que estive todo dia à toa. Me dá vergonha que venham a minha mesa somente uma vez, me vejam chamando a obra social por problemas da empresa com meu plano, me façam um informe de páginas de internet (que realmente é uma piada) e que digam um monte de mentiras e que em cima dos exageros exorbitantes de minuncias chocantes falsas e  sem propósito, tenham a cara de pau de dizer que fui embora por vergonha.

Acha mesmo?

O respeito vem em primeiro lugar, quando isso nāo fica claro entre as partes, já tudo se verá nublado. As pessoas que lutam para conseguir as coisas na vida sem um nível educacional desejado tanto familiar como social se tornam crueis e vazias e aquelas que o fizeram com consideraçāo, respeito e ética se tornam nobres.
Sempre que fizerem as coisas de maneira incorreta sentirāo culpa e verāo a imagem disso naqueles que te seguem, mas vocês poderāo estar equivocados e entre estas pessoas encontrar duas ou três com a ficha limpa e aí.... danou-se né.
Esta é minha resposta para as últimas perguntas a mim feitas antes de enviar meu telegrama de renuncia.

Obrigada pela oportunidade, o mundo do transporte  é realmente fascinante.

Obs: Importante nāo confundir a empresa com um acampamento militar, importante nāo confundir com um pré-escolar, se você (s) continuarem pensando assim, a rotaçāo vai prosseguir.